segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

DINÂMICA ESPECIAL

Dinâmica: “da Historinha”
Objetivo: Treinar a memorização e atenção.
Procedimento: Todos devem estar posicionados em círculo de forma que todos possam se ver.
O organizador da dinâmica deve ter em mãos um objeto pequeno e direcionando a todos deve começar a história dizendo: Isto é um ….. (Ex. cavalo). Em seguida deve passar o objeto à pessoa ao seu lado que deverá acrescentar mais uma palavra a história sempre repetindo tudo o que já foi dito. (Ex. Isto é um cavalo de vestido…), e assim sucessivamente até que alguém erre a ordem da história pagando assim uma prenda a escolha do grupo.
Cria-se cada história engraçada… É bem divertido, aproveitem.

Dinâmica: “Recital das Almas Gêmeas”
Objetivo: É uma atividade muito divertida, que tem como objetivo a descontração e a aproximação entre os membros do grupo.
Material: papel e caneta
Procedimento: Divide-se a turma em duas equipes. Em papeis serão escritas mensagens que se completam (perguntas e respostas ou parte 1 e parte 2). Cada participante deverá pegar um papel, ou mais conforme a quantidade de papeis e participantes, sem deixar que seus colegas vejam o que está escrito. A mensagem será ex: 1 – ‘eu sou um jardim sem flor’, 2- ‘ eu sou a flor do teu jardim’. A segunda parte complementa a primeira. É importante que as mensagem sejam criativas e engraçadas. É preciso demarcar quais são as primeiras partes, para que sejam recitadas primeiramente, sendo completadas pela sua respectiva segunda parte.

Dinâmica: “Para quem você tira o chapéu”
Objetivo: Estimular a autoestima
Materiais: um chapéu e um espelho
O espelho deve estar colado no fundo do chapéu.
Procedimento: O animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu para a pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nome da pessoa. Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante. Fizemos com um grupo de idosos e alguns chegaram a se emocionar depois de dizer suas qualidades. Espero que gostem!

E.V.A

ALFABETO



PODE ESTAR UTILIZANDO COMO MOLDE PARA FAZER EM E.V.A OU ATÉ MESMO COM OUTROS TIPOS DE PAPEL.

INCENTIVOS



MINHAS AULAS DE ARTES - PONTOS




ALIMENTAÇÃO




MAIS MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL






MATEMÁTICA 3° ANO





DESENHOS





DESENHOS PARA AULINHAS DE ARTE!!!

PRÉ-HISTÓRIA












DOBRADURAS DE ANIMAIS





PASSATEMPO


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

RODAS NA AULA DE FILOSOFIA

RODAS E MAIS RODAS!

VOCÊ JÁ OBSERVOU QUANTOS TIPOS DE RODAS EXISTEM? QUE TAL PENSAR SOBRE ELAS?

RODA REDONDA

RODA REDONDA,
RODANDO SEM PARAR
RODA REDONDA,
ONDE PODE ME LEVAR?

SE FOR A RODA DE UM CARRO,
EU POSSO ATÉ VIAJAR,
SE FORA A DA BICICLETA,
VOU BEM LONGE A PEDALAR.

GOSTO DE RODA DE GENTE
REUNIDA PARA BRINCA.
CANTO CANTIGAS DE RODA
E CIRANDA EU SEI DANÇAR.

NUMA RODA, OUVINDO HISTÓRIAS,
QUEM NÃO GOSTA DE FICAR?
HÁ TANTO PARA APRENDER,
HÁ MUITO QUE IMAGINAR!

RODA REDONDA
RODANDO SEM PARAR.
RODA REDONDA,
ONDE PODE ME LEVAR?

(SILVA, Michele Czaikoski. Texto
Não publicado. Curitiba, 2008)

ATIVIDADE PARA TRABALHAR A RODINHA NAS AULAS DE FILOSOFIA.

BRINCADEIRAS - EDUCAÇÃO FISICA

ATIVIDADES SEM MATERIAL

RODA GIGANTE

Todos os participantes sentam-se formando um grande círculo e são numerados, por exemplo, de 1 a 4 (essa seqüência muda de acordo com o número total de alunos). Em seguida, um número é chamado pelo professor ou por um aluno e todos os que tiverem esse número deverão dar uma volta em torno do círculo até chegar ao seu lugar, tentando pegar o colega da frente e evitando ser pego pelo que está atrás.

DONO DA RUA

Todos os participantes sentam-se formando um grande círculo e são numerados, por exemplo, de 1 a 4 (essa seqüência muda de acordo com o número total de alunos). Em seguida, um número é chamado pelo professor ou por um aluno e todos os que tiverem esse número deverão dar uma volta em torno do círculo até chegar ao seu lugar, tentando pegar o colega da frente e evitando ser pego pelo que está atrás.

O GAVIÃO E OS PINTINHOS

Nessa atividade, os alunos devem ser dispostos em fila e segurar um na cintura do outro. Um aluno ficará de fora e será o gavião. O último aluno da fila será o pintinho. O gavião deve tentar pegar o pintinho, e a fila, sem se desmanchar, deve deslocar-se de um lugar a outro para impedir que o gavião alcance o seu objetivo. Após algum tempo, faz-se o rodízio entre os alunos. Quem conseguir pegar o pintinho continua sendo o gavião.

MÃE CORRENTE

Um dos alunos começa a atividade como pegador. A criança que ele tocar deve dar-lhe a mão, formando uma corrente. Em seguida, os dois, de mãos dadas, devem tentar pegar outros companheiros. Quem for apanhado se junta à corrente (ela não pode se romper). Nessa brincadeira, vence quem for pego por último.

CARNAVAL